quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Desfecho único


Bateu forte e pausadamente antes de entrar. Por hábito não por cortesia. Antes do terceiro som seco na madeira, a porta se entreabriu. O cheirume escuro, fétido e abafado, entra em suas narinas e encontra em seus pulmões um lar. Sorri.

Cinzeiros entupidos e espalhados no canto da sala, sobre a pia da cozinha, na mesa de jantar e pacotes de cigarro ainda fechados... que déjà vu. Como são repetitivos... Bitucas pelo chão, carpete queimado, cama desfeita. Eu poderia ter vindo aqui antes...

Caminha como se flutuasse pela quitinete, afastando de si as latas amassadas, pratos com restos de comida e roupas que encontra. Está em casa. Em mais uma.

O laptop aberto sobre a mesa de centro, ilumina o suficiente. Um sinal de vida pisca... pisca... pisca... na tela de cristal líquido... pisca... pisca... pisca... continuo... ritmado... pausado... pisca... pisca... pisca... Um dia você também irá parar....

Irradiando incoerência sobre a mesa, pousa uma pequena colher de prata. Em seu cabo torto está gravado Cristiano Anderson, 4  de agosto 1975.  Hoje em dia não fazem mais isso.... Presente para recém nascido é fralda descartável, colher de plástico e comida de potinho. E ainda assim sobrevivem.

Organizados ao lado da colher estavam a vela, os fósforos queimados, a seringa e o pó branco. Ordem, alguma sempre precisa existir.

Recostado na poltrona puída, estava o motivo da visita.
A silhueta azulada e sem pulso,  queixo encontrando o peito e braços pendendo ao lado do corpo tinha em seu colo um livro. "O limpador de chaminés - Hans Christian Andersen". Exageradamente óbvio...

Cutucou a massa inerte e ordenou. Venha.
A sombra do que antes era um ser desprendende-se do corpo e obedece ao comando. Confusa, atordoada, sem o peso da matéria mas com as amarras da vida pregressa cumpriu a ordem imposta.

Idiotas insistentes. Vamos para o próximo... 

Um comentário:

  1. Você descreve com tanta leveza e humor uma cena absolutamente trágica, que a minha única reação foi sorrir... Adorei!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...