terça-feira, 20 de março de 2012

Perdão uma vírgula

É o sistema.
Foi assim com meu pai e antes dele com meu avô.
Nasci na zona sul, viajei pelo mundo antes de aprender a falar, diplomatas foram meus colegas de classe, domino o inglês e o politiquês perfeitamente. Aprendi cedo.
Aos treze já dirigia uma cinquentinha vermelha e linda, levando na garupa uma despeitosa amiga. Percorri todas as alamedas do condomínio em Vinhedo, primeiro com a moto e depois com o carro. Orgulhoso, papai exibia-se aos seus ardilosos amigos entregando a mim a responsabilidade de ir ao mercadinho com seu carro. Com um assobio e um arremesso, as chaves estavam nas minhas mãos.

É o sistema.
Foi assim com meu pai e antes dele com meu avô.
Nasci num bairro de merda, vivendo na merda e sem educação. Aprendi a falar do jeito que dava, comecei a ler aos treze e até hoje não escrevo bem. Ruim nas letras, boa nas contas. No externato municipal, minhas colegas tinham barriga e os moleques um passado na Febem. Desde logo entendi que os números não aceitam desaforo. Comecei a trabalhar com a benção de Mãinha que jurava que eu tinha nascido iluminada. Acreditei. Consegui comprar o primeiro carro da familia. Painho, ficou danado de tanto orgulho.

Verão tem que ser na praia.
Areia, sol, mar... sem horário para levantar, celular com sinal insuficiente,  convidados escolhidos a dedo e espaço para negócios. Caseiro, babá, faxineira, cozinheira e quem mais estiver para nos servir e cuidar dos meninos. Sou filha de Deus, mereço umas férias.
Quatro suítes, edícula para as crianças com três beliches, de frente para o mar, um sossego! PS3, piscina, mesa de ping pong, quadra de tênis e o queridinho de todos, o jet ski. As crianças adoram e dirigem direitinho. Crianças... já estão com treze anos! Pedrinho leva muito jeito nos esportes aquáticos! Não se interessa tanto pela moto como pelo jet ski.

Verão tem que ser na praia.
Areia, sol, mar... sem horário para levantar . Sinto falta, na minha terra tem isso tudo... Fui boa com os números, eles foram bons comigo. Com a graça de Deus, dinheirinho prá alugar um canto na praia nunca faltou. Painho e Mainha diziam que não carecia desses luxos. Ah... mas eu gostava... Quando Belinha nasceu, em dia de São Jorge,  ficamos três anos sem viajar. Menina pequena, cuidamos todos dela, em nosso ninho. Quando a bichinha viu a foto de uma praia, nunca mais pensou em outra coisa. Prometi que quando ela completasse três anos, iríamos à praia e eu compraria baldinho e pá para fazermos castelos na areia. Promessa é dívida. Coisa de gente honrada.

Pedrinho! Meu Deus... meu filho...
Pensei rápido... saí da janela, desci as escadas com a chave do carro na mão, corri até a praia, arranquei  Pedrinho de lá, enfiei no carro e subi a serra. Na estrada, liguei para o Pacheco, ele sabe o que fazer... Foi assim com meu avô e com meu pai... A menina... não vi... Pedrinho, meu Deus... Pedrinho... liguei prá terapeuta também. Pedrinho chorando, confuso... Pedrinho, isso passa... isso passa... mentira! ainda hoje rezo pelo pobre diabo que cruzou meu caminho perto do mercadinho... tudo muito rápido... coisas da vida, meu pai disse... o pobre diabo... não vi... deixei prá trás... fiz terapia, rezei, fiz promessa... e o pobre diabo não me abandonou... merda... a menina... Pedrinho não viu... deixamos prá trás... meu Deus... meu filho... é o sistema... sempre foi assim... Pedrinho... peça perdão, meu filho, peça perdão... comigo... "Pai nosso que estais no Céu..."

Belinha! Meu Deus... minha filha...
Minha mente ficou em branco, um sertão em tempo de seca no peito, ardor de pimenta nos olhos... Belinha pintada de vermelho... os cabelos grudados na testa, cobrindo seus olhos fechados prá sempre... a mão que eu segurava molinha... molinha... faz mais um carinho em sua Belinha, minha filha... só mais um... Belinha... com o manto de São Jorge sobre seu corpo... a areia sendo seu sepulcro... foi tudo tão rápido... Perdão, filha, perdão... nem castelinho... nem baldinho... perdão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...